Categories :

O que e o movimento Pop Art?

O que é o movimento Pop Art?

O movimento pop-art surgiu na Inglaterra, por volta dos anos 50, mas realizou todo o seu potencial na Nova York dos anos 60, quando dividiu com o minimalismo as atenções do mundo artístico. A expressão “pop-art” vem do inglês que significa “arte popular”.

Qual a matéria prima usada pela Pop Art?

Tendo como matéria-prima de suas produções as celebridades de Hollywood, os seriados de TV, as histórias em quadrinhos ou sopas enlatadas, esses artistas desenvolveram um estilo de produção artística baseado no reprocessamento de imagens populares ligadas à publicidade e ao consumo, provocando e tentando romper …

Quais são as características da Pop Art?

Os artistas dessa corrente trabalhavam com cores vivas, inusitadas e usadas na publicidade. A Pop Art buscava evidenciar a crise da arte do século XX através de um retorno à arte figurativa. Fazia um bom contraponto ao expressionismo abstrato e à complexidade da arte moderna. Ela recusa a separação entre arte e vida.

O que desencadeou o período da Pop Art?

O pop art surgiu como resultado da insatisfação de certos artistas com essa situação de separação entre a arte e as massas. No entanto, foi na Nova York dos anos 60 que o movimento artístico demonstrou todo seu potencial, chamando a atenção do mundo inteiro.

O que é pop art crítica?

Forma de arte que criticava o consumismo e o materialismo da década de 50. Ao contrário do que muitos pensam, o pop art não significava manifestações artísticas realizadas pelas classes mais populares da sociedade, e sim uma interpretação por parte dos artistas sobre a cultura popular.

Como fazer uma arte pop?

Retrato estilo POP ART com POSCA

  1. Escolha uma foto que queira transformar e imprima-a em preto e branco, acentuando o contraste para ajudar na hora de desenhar.
  2. Use um papel vegetal para desenhar as partes mais escuras da fotografia, transformando o desenho em uma espécie de negativo.

Qual é a principal técnica utilizada na Pop Art?

Principais técnicas e tema da Pop Art Este tipo de arte é extremamente colorida e crítica. Para fazê-la, os artistas utilizam como matéria prima quadrinhos, propagandas de TV, artistas de cinema e produtos de consumo aliadas à técnicas modernas como a fotografia, fotocópia, colagem e serigrafia.

Qual a crítica que a Pop Art fazia?

O Pop Art é um movimento artístico caracterizado pela representação e crítica do consumismo exagerado da sociedade da década de 1950. Nesse caso, os elementos da cultura de massa é que eram utilizados pelos artistas com a intenção de criticar o consumismo.

Quais são as principais características do minimalismo?

A estrutura “limpa”, ou seja, sem molduras, adereços ou itens decorativos, é uma das características mais marcantes do estilo minimalista. Espaços fluidos, simples, com revestimentos e superfícies lisas e cores neutras devem conter apenas o que for essencial e funcional.

Quais são as principais características do expressionismo?

Uma das principais características do expressionismo era a retratação de emoções intensas. Não havia grandes preocupações com padrões de beleza estética. Muitas vezes, as obras refletiam estados emocionais e mentais dos artistas que, através de sua arte, externavam um enfoque pessimista da realidade que viviam.

O que é cultura de massa Pop Art?

Na década de 1950, observamos a formulação de um movimento chamado de “pop art”. Essa expressão, oriunda do inglês, significa “arte popular”. O “pop art” enquanto movimento abraça as diversas manifestações da cultura de massa, da cultura feita para as multidões e produzida pelos grandes veículos de comunicação.

Qual a importância de Romero Britto para a Pop Art?

Além das pinturas, serigrafias e objetos com suas figuras coloridas ele realizou projetos como uma série de selos para as Nações Unidas e comemoração dos 450 anos da cidade de São Paulo. Nos Estados Unidos recebeu o título de embaixador honorário. Criou peças publicitárias para Pepsi-Cola, Disney, IBM e Apple.

Qual o exemplo de “pop art”?

Outro exemplo de “pop art” pode ser reconhecido na obra “No Carro”, em que Roy Lichenstein utiliza a linguagem dos quadrinhos para explorar situações urbanas.

Qual foi a primeira obra da Pop Art?

(1956), de Richard Hamilton, é considerada uma das primeiras obras da pop art. Já nos Estados Unidos, os artistas produziram de modo isolado até 1963. A partir daí, suas obras passaram a ser reunidas e expostas em galerias de arte. Os seus principais artistas são: Andy Warhol (1928-1987) Roy Lichtenstein (1923-1997) Claes Oldenburg (1929)

Por que o pop art não tem nada a ver com a arte popular?

Ao contrário do que parece, essa arte popular que define tal movimento não tem nada a ver com uma arte produzida pelas camadas populares ou com as noções folcloristas de arte. O “pop art” enquanto movimento abraça as diversas manifestações da cultura de massa, da cultura feita para as multidões e produzida pelos grandes veículos de comunicação.

Quais as marcas da Pop Art no Brasil?

A utilização de cores vivas e inusitadas, colagens, alterações dos formatos das imagens, as figuras de ícones simbólicos, o uso das impressões em serigrafia, alto-contraste e as referências aos gibis foram algumas das marcas da Pop Art no Brasil. As obras eram usadas como um forte instrumento de denúncia política e social. Obra de Cláudio Tozzi.